Turismo São Thomé das Letras

Introdução aos atrativos turísticos da cidade mística de São Tomé das Letras

São Tomé das Letras está localizada no pico de uma Montanha de pedra e reserva beleza, atrações e mistérios para seus visitantes. São Tomé das Letras é uma cidade que está a 1.440 metros do nível do mar, onde o céu azul faz tudo ficar infinito, até porque a natureza aqui preferiu se expressar de forma generosa e abundante, com vales intensamente verde em todas as direções, sem dizer as rotas que levam as cachoeiras, grutas e mistérios que envolvem a cidade com um todo.

Quero conhecer todos os pontos turísticos.

Vindo por Três Corações, acesso por estrada toda asfaltada, o branco prateado das pedras transformadas em alimento faz lembrar montanhas cobertas de neve. Vindo por Baependí, pelo Caminho Velho da Estrada Real, vislumbra-se o muro natural das pedras guardiãs, que faz lembrar a Cidade dos Incas.

História – A Gruta de São Tomé das Letras

A lenda que deu origem a toda a história da cidade mística de São Tomé das Letras aconteceu em uma gruta…

“João Antão escravo da Fazenda Campo Alegre, cujo romance com a irmã de seu senhor, o Capitão João Francisco Junqueira, havia sido descoberto, cansado dos maus tratos, refugiou-se em uma gruta no alto da serra, onde passou a viver da pesca, frutos e raízes da região.

Um dia um senhor de vestes brancas apareceu para o escravo lhe entregando um bilhete e dizendo que, se ele o entregasse ao capitão, este o perdoaria.

Ao ler o bilhete, o Capitão lhe ordenou que o levasse até a gruta, onde encontraram uma imagem de São Tomé entalhada em madeira.

João Francisco, homem profundamente religioso recolheu a imagem e a levou para casa. A imagem sumiu e reapareceu na gruta por várias vezes.

Igreja Matriz São Thomé das Letras

Acreditando ser um milagre, o Capitão mandou erguer uma capela no local, onde, em 1785, foi construída a Igreja Matriz, originando assim o povoado; dizem que o filho do Capitão, Gabriel Francisco Junqueira, o Barão de Alfenas, título este concedido por D. Pedro II, foi sepultado debaixo do altar da igreja.

A igreja, construída em estilo barroco, abriga em sua nave principal a pintura do mestre Joaquim José da Natividade, altares em estilo rococó e várias imagens de madeira do século XVIII.

A origem do nome da cidade deve-se à aparição do santo e às inscrições rupestres encontradas na entrada da gruta que não se sabe terem sido feitas pelos índios cataguases antigos moradores da região ou se são palavras deixadas pelo santo.

Construção – Arquitetura de São Thomé das Letras

As construções que caracterizam a cidade, feitas com as próprias pedras extraídas no local, cuidadosamente cortadas e empilhadas uma a uma, sem qualquer tipo de argamassa, oferecem segurança e firmeza, como as construções do século XVIII.

Com base na economia local, que é 60% oriunda da extração de pedras de quartzito, usadas no revestimento de casas, passeios, piscinas, e hoje exportadas para vários países da Europa, a cidade ficou conhecida como “cidade de pedra”.

As lendas, histórias e preceitos iniciáticos formam um clima esotérico na cidade, tornando-a conhecida como a Cidade das Estrelas do Brasil para o mundo, mas a vida dos seus moradores é bem simples, típica do interior de Minas.

Por do Sol São Tomé das Letras

São Thomé das Letras é tudo de bom e belo e, ao longos dos últimos anos tornou-se uma cidade turística oficial, onde, no dia 7 de Março de 1996, recebeu o Selo de Potencial Turístico, concedido pela EMBRATUR, passando a integrar oficialmente o rol das principais cidades turísticas do Sul de Minas, pertencendo também ao maior projeto turístico já realizado em Minas Gerais, a Estrada Real.

Hoje, a cidade conta com uma infra-estrutura capaz de receber bem o mais exigente turista e você pode chegar pela estação rodoviária, hoje existe um excelente centro de eventos capaz de abrigar quase 18 mil pessoas e um amplo salão para festas e convenções, pousadas para todas as classes, restaurantes, guias turísticos, lojas e muito mais.

Passeios de quadriciclo

Uma excelente opção para quem procura um turismo com toque de aventura, é a contratação do serviço de locação de quadriciclo. Você pode escolher os roteiros, agendar quantas horas quiser e convidar até um garupa para esta grande aventura.

Roteiros

Passeios

- City tour
- Ali pertim
- Toca furada
- Pedra do disco
- Panelas
- Portal inca
- Pôr-do-sol

Trilhas

- Grutas
- Trilhando a história
- Quatro cachoeiras

Aventuras

- Curta o visual
- Vale das borboletas
- Trilhão das lendas
- Trilhão das luzes

Roteiro válido para até duas pessoas no mesmo veículo.

Passeios turísticos com guias locais

Uma outra opção de lazer é contratar o serviço de passeios turísticos em seu próprio veículo. Você poderá contratar também o serviço de passeios em jeep ou em vans. Em um único final de semana é possível conhecer os pontos turísticos mais visitados da cidade.

Roteiros oferecidos pela maioria dos guias

Rota de cachoeiras

- Cachoeira da Eubiose
- Cacheira do Flávio
- Cachoeira Paraíso
- Cachoeira Véu das Noivas

Rota dos portais

- Pedra Furada
- Toca Chico Taquara
- Ladeira do Amendoim
- Ponto Positivo
- Ponto Negativo
- Vale das Borboletas

Rota de antares

- Cachoeira Antares
- Cachoeira Macaca
- Cachoeira do Buda
- Caminho do Peregrino

Rota de mistérios

- Ladeira do Amendoim
- Vale das Borboletas
- Bosque dos Gnomos

Rota do sobradinho

- Gruta do Sobradinho
- Cachoeira da Gruta
- Gruta do Labirinto

Rota da montanha

- Gruta São Thomé “das Letras”
- Igreja Matriz
- Pirâmide
- Cruzeiro
- Pedra da Bruxa
- Mirante
- Pico de Meditação
- Toca do Leão
- Igreja do Rosário

Por último,

São Tomé das Letras destaca-se pela beleza exótica de suas pedras, rica em cachoeiras, casarões antigos, mistérios, aparições, trilhas e montanhas. Enfim, a cidade oferece boas opções para o turista desfrutar de uma vida abundante, boa e bela.

Todos os Pontos Turísticos

Att.
Adi Barbosa